Monografias, TCC e Defesa de Teses - Como apresentar seu trabalho de conclusão oralmente

 

A apresentação oral da defesa de uma monografia é algo sempre muito difícil para o estudante. Seja em monografias de TCC ou em uma dissertação ou uma monografia de tese, não há como fugir desta sensação. O seminário de apresentação de uma monografia depende do estruturado por cada universidade, no caso de uma monografia de graduação, muitas vezes a apresentação oral monográfica pode ser um seminário perante os colegas de classe.

 

Já em outros casos, ainda mais comuns no caso de uma monografia de pós-graduação e monografia de dissertação de mestrado, a apresentação se dá a partir da construção de um programa em slides (PowerPoint) e uma discussão oral referente à monografia a partir de uma banca de avaliação, com professores convidados juntamente com o professor orientador do autor da monografia, sendo que todos com experiência no tema de monografias e na orientação de pesquisas monográficas de seus próprios alunos.

 

 No entanto, a abordagem do tema da monografia ou do TCC em uma apresentação ou seminário de defesa não é a mesma que a adotada na escrita do próprio trabalho monográfico. Isto se dá pela própria proposta da apresentação. Se na escrita de monografias você já gastou pelo menos um semestre, na apresentação você terá um tempo muito pequeno (apesar de que para você pode ser que dure uma eternidade).

 

Uma apresentação ou defesa de monografia pode ser dividida em três partes: a parte introdutória, o corpo principal e a conclusão (basicamente, o mesmo que na monografia). Você deve ser capaz de diagramar o que você deverá abordar em cada uma das três partes.

 A apresentação deve conter : título, introdução, objetivos gerais e específicos, desenvolvimento geral, resultados e conclusão.

Geralmente o aluno tem em torno de 20 minutos para apresentar o seu trabalho e a banca tem outros 10 minutos por componente para fazer perguntas esclarecedoras ou avaliativas ao aluno

Os slides devem conter 1 cm de margem, e a fonte mínima de 18, calcule o numero de slides de acordo com o seu tempo disponível. Exemplo: se fizer 20 slides terá um minuto para apresentação de cada um deles. 

Você deverá fazer várias cópias de segurança (pen drive, cd, email, PC) a fim de prevenir possível falha em um deles. 

No dia da apresentação chegue cedo e confira os equipamentos e materiais que irá precisar para sua apresentação, apresente com convicção, e curta a sessão de discussão com serenidade e humildade.

Posicione-se de forma que veja e seja visto por toda sua platéia, especialmente a banca examinadora. Olhe para as pessoas, e não se fixe apenas    nas projeções. Respire fundo e fale convicto , pois, seu assunto é interessante. Fique tranquilo, você é  capaz. 

 Faça da mesma forma que fez nos ensaios, e se encontrar defeitos nos slides fale corretamente e continue apresentando. Não peça desculpas pelos erros, e ao final não se esqueça de agradecer a todos com um “Muito Obrigado!”

As perguntas feitas na sessão de perguntas são para esclarecer algum ponto que talvez não tenha ficado bastante claro para os componentes da banca ou para avaliar sua postura e domínio do assunto,portanto, não tenha medo de responder e fale prontamente e com convicção.

Se for colocar algum vídeo, preze para que o mesmo tenha tudo a ver com o seu trabalho e venha enriquece-lo, motivando a platéia e ilustrando o objetivo proposto.

Seja receptivo às sugestões e críticas, e se não souber responder admita o fato, porque ninguém é obrigado a saber tudo, mas, responda o máximo de perguntas com segurança agradecendo as sugestões e críticas.

  • Introdução

Leve em consideração a idéia de abrir a defesa da sua monografia com algo que prenda a atenção da platéia, como uma brincadeira ou uma piada relacionada ao tema. Ao conseguir fazer isso, você vai relaxar e ainda conseguir maior direcionamento do público para suas palavras.

Na introdução, você deverá dar um panorama geral sobre o que falará, dando uma relação dos tópicos mais importantes a serem tratados. Você pode, também, abrir a introdução explicando rapidamente sobre a evolução do seu tema.

  • Corpo

Aqui ficam situados os assuntos principais da sua apresentação da monografia. Este é o ponto mais difícil, mas você se sairá bem se abordar cada assunto juntamente com dois ou três casos relacionados (bibliografias ou experimentos), sempre indicando em que estes foram importantes em sua monografia ou seu TCC.

Programe uma sequência cronológica para montar a parte do corpo da defesa de monografias, para que todos possam entender mais facilmente a construção de sua monografia.

  • Conclusão

Aqui você poderá resumir em frases os pontos mais importantes da monografia e da defesa, visando recapitular e facilitar para a platéia.

Em seguida, trate sobre os pontos principais da conclusão escrita de sua monografia e como este trabalho monográfico poderia ser complementado e é/foi importante para sua formação e a continuidade da sua vida acadêmica e profissional.

 

Use um tom de voz adequado para a conclusão, “fechando” sua apresentação.