Dicas ....

 Que apresentação dá trabalho, isso não há duvidas. E esse trabalho talvez se torne mais "chato" ainda, porque pegar aquele mundo de conteúdo, planejar o que você vai dizer, dar uma cara "visual" para esse conteúdo.

Quase todas as pessoas que têm que falar perante um público ficam nervosas ou inseguras. Damos dicas e sugestões para tornar a sua apresentação um verdadeiro sucesso. A intenção não é que a sua audiência divague e aproveite a ocasião para fazer mentalmente a lista de compras do supermercado ou a agenda do dia. Vá além da matéria sem interesse e faça uma forte aposta na composição gráfica.

Evite tentar explicar tudo no slide. Ele só serve como referencial e atrativo visual para os participantes. O importante é que ele seja condizente com o que você expõe e que seja complementador do conteúdo que você apresenta.  O excesso de informações pode ser prejudicial para o entendimento do público-alvo. 

   "O PowerPoint não faz apresentações — ele cria slides", afirma Matt Thornhill, presidente da Audience First, uma empresa de Midlothian, Va., que oferece treinamento em apresentações. "Lembre-se de que você está criando slides como apoio de uma apresentação oral". 

  • Sete linhas são o suficiente por cada slide exibido;

  • Não utilize abreviações. Escreva na voz ativa e não na passiva. Verifique se há erros de ortografia, concordância, sintaxe, etc. que possam comprometer a credibilidade da apresentação. Evite jargões e gírias: elas só obscurecem o texto. Nunca use muitas abreviações juntas, pois a mensagem pode virar uma sopa de letrinhas.

    Um dos hábitos mais comuns e prejudiciais de usuários de PowerPoint é fazer uma leitura simples da apresentação visual para o público. Isso não só é redundante — exceto pelo uso do controle, qual o motivo da sua presença? — como transforma a mais linda apresentação em um tédio absoluto. O PowerPoint funciona melhor com observações orais que ampliam e discutem, em vez de reproduzir, o que está na tela.

  • Tabelas, com no máximo de duas colunas, utilizando quatro linhas;

  • Simplifique, gráficos de fácil compreensão e imagens que refletem a fala do orador. Um bom elemento visual vale mais do que mil palavras. Os principais pontos devem se apoiar em quadros, gráficos ou figuras que sirvam para ilustrar o assunto. Estudos demonstram que metade do que um grupo apreende de uma apresentação vem de elementos visuais.

  • Faça observações no tempo certo; PowerPoint bem planejado apresenta um novo slide, dá ao público a oportunidade de ler e digerir o material e, em seguida, permite a apresentação de comentários que ampliam a imagem na tela

  • Faça pausas, usuários experientes do PowerPoint não se acanham em deixar a tela vazia de vez em quando. Isso não só permite um descanso visual, como também é eficaz para concentrar a atenção em trocas mais orais, como uma discussão em grupo ou sessão de perguntas e respostas;

  • Use cores vibrantes.Um contraste forte entre palavras, imagens e o fundo pode ser bastante eficaz na transmissão de mensagens e emoções. 

  • Importe outras imagens e elementos gráficos.Não limite a apresentação ao que o PowerPoint oferece. Use imagens e elementos gráficos externos para variar e atrair visualmente, inclusive vídeo. 

 O primeiro sinal de um orador inseguro é um que ignora exemplos e situações engraçadas, favorecendo centenas de listas e montes de dados cansativos. Se falhar em tornar a sua apresentação memorável para o seu público, todos os  dados apresentados serão esquecidos antes que desligue o seu computador.


 

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