O que é Marketing Pessoal

O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Tanto em aspectos visuais, de comunicação e de conhecimento, quanto em outros aparentemente secundários, pequenas diferenças podem determinar o sucesso ou o fracasso. Talvez seja um modelo injusto, mas a realidade é que este é o modelo em que transitamos. O reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal.  

Todos já se perguntaram: porque fulano de tal, sendo menos preparado, menos hábil, menos esforçado e experiente, galgou sucesso pessoal ou profissional maior do que o nosso? Talvez uma das respostas seja a prática do Marketing Pessoal.

 Marketing Pessoal pode ser descrito como o processo, encetado por um indivíduo ou uma organização, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: a formação profissional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser exclusivamente monetário, justo e compatível com o posicionamento de mercado que se queira adquirir, a execução de ações promocionais de valorização pessoal que o coloquem no lugar certo na hora certa, de tal maneira que as organizações ou pessoas para quem trabalhe ou exerça influência, e ele próprio, se sintam satisfeitos.

A cada dia o tema ganha mais importância. Sua capacidade de auxiliar a inserção de profissionais no mercado é efetivamente uma vantagem competitiva que deve ser buscada numa economia em que o verdadeiro diferencial competitivo das organizações é a natureza, a qualidade e a capacidade dos homens e mulheres que as fazem. Entretanto obter um bom posicionamento de mercado, embora seja relativamente simples, não é fácil para quem não conhece os processos sob os quais atua o Marketing. Uma das causas que facilitam ou dificultam a consecução de um adequado posicionamento, por exemplo, advém da cristalização de alguns conceitos já ultrapassados.

Entendamos primeiro que o processo continua na mesma proporção em que o crescimento financeiro exige competência e um bom posicionamento competitivo no complexo mercado de trabalho. Usar métodos ultrapassados muito pouco contribuirá para garantias reais, tanto no desenvolvimento profissional, como lucrativo de um negócio. O marketing Pessoal não é apenas um bom negócio com ideologias alternadas para impor negociação, mas sim trazer bons resultados através de suas ferramentas.

Para isso, porém, é preciso muito mais que conhecer como aplicar o "marketing pessoal", é preciso acima de tudo conhecer bem o que está envolvido numa venda, no produto e seu conteúdo. Assim com ótimas empresas, ótimos produtos, têm que ter excelentes vendedores, para que os produtos possam ser mais bem apresentados, mais bem representados. Com isso se chega em uma meta: vendas.Vendedor feliz, empresa feliz, e os clientes satisfeitos. E os clientes mais exigentes? Eles buscarão sim o melhor. Pois é esse preço que cada um no mundo terá que pagar; empresa, vendedores, Distribuidores, e tudo que cobra caro para oferecer uma boa prestação de mão de obra. Então quem se qualifica, vence.

No entanto, sem metas, sem objetivos, não há vendas, não se fecha negócios sólidos. Quem conhece o produto "Marketing Pessoal" saberá muito bem entender o "Marketing Empresarial".